5 erros mais comuns ao registrar o ponto
O registro no sistema de ponto é a tarefa principal de todo colaborador em regime CLT que cumpre com
as normas da empresa. Dessa forma, o responsável pelo controle tem acesso à jornada de trabalho de
seus colaboradores, monitorando em cada período do dia trabalhado ou não.
Com isso, é possível coletar os dados dos funcionários efetivamente para que, no fim do mês, a elaboração
da folha de pagamento seja feita com sucesso. Sendo fundamental em caso de atrasos, horas extras ou faltas registradas no sistema, tanto para pagamento extra, como o desconto de horas não trabalhadas.
No entanto, existem alguns erros comuns que são cometidos por empregado e/ou pelo departamento do RH. Você sabe quais são eles e como evitá-los?
Esquecer de bater o ponto
O esquecimento está no topo da lista de erros mais frequentes no registro do ponto de grande parte dos colaboradores. Isso ocorre devido à falta de atenção ao retornar do horário de almoço ou em caso de urgência na hora da saída do trabalho.
Apesar de ser completa responsabilidade do profissional, tal erro pode ser evitado com a implementação de sistemas de pontos eletrônicos modernos que enviam mensagens de alerta aos funcionários, por exemplo.
Marcação incorreta
A marcação irregular no ponto afeta diretamente na soma de horas trabalhadas por cada funcionário, prejudicando e até atrasando o planejamento da folha de pagamento.
Em caso de esquecimento, não registre o ponto assim que lembrar. O ideal é sempre comunicar o responsável pelo RH para que ele possa ajustar posteriormente.
Não registrar faltas e atrasos
Faltas justificadas e/ou atrasos relacionados a questões de saúde, ou contratempos na locomoção até o local de trabalho necessitam ser registrados devidamente, com o anexo de um documento que comprove o motivo de tal. Dessa forma, o salário do colaborador não pode ser descontado conforme a lei.
Errar no cálculo de horas extras
O acordo de horas extras entre a empresa e o funcionário deve ser realizado formalmente e com antecedência para evitar futuros transtornos na folha de pagamento.
Usar planilhas ou modelos manuais para controlar o ponto
Este método de controle por planilhas ou modelos manuais normalmente geram impasses, tanto em questões que envolvem agilidade quanto eficiência. Isso porque por se tratar de um meio antigo, resulta em erros frequentes e que, muitas vezes, passam despercebidos pelo RH na correria do dia a dia.
Adotar ferramentas tecnológicas é a melhor alternativa para auxiliar os empregadores a registrarem com precisão no sistema.
São inúmeras vantagens em adquirir o sistema de ponto eletrônico em sua empresa, sendo o principal deles o armazenamento de informações com segurança.
Ficou curioso para conhecer mais sobre os benefícios do ponto digital? Entre em contato conosco e descubra uma infinidade de opções sobre essa ferramenta.