NOTÍCIAS

Home Notícias

Como criar checklists eficientes


A utilização de checklists é uma ótima ferramenta para gestores padronizarem processos nas empresas. Essas listas de verificação podem ser aplicadas para otimizar tarefas complexas. 

Mas, é importante tomar alguns cuidados na hora de definir os itens a serem verificados para garantir que o processo será aplicado com sucesso.


Confira a seguir algumas dicas de como criar e implantar checklists que gerem mais resultados na sua empresa:


1. Defina os objetivos

O checklist deve ter um objetivo que fique claro para os todos envolvidos. Defina um título que represente bem esse objetivo. Após isso, pense na intenção dos itens que serão apontados na sua lista.


2. Verifique a prioridade de cada item

Foque em itens que sejam essenciais para atender as necessidades da sua equipe ou que irão gerar uma informação importante para um plano de ação futuro.


3. Opte por textos objetivos

É importante que cada item seja revisado para ter uma escrita clara e objetiva para ser facilmente compreendido por quem irá aplicar o checklist. A interpretação do colaborador deve ser rápida para que utilize esse recurso como uma otimização de sua rotina, e também evitar divergências nas respostas e dúvidas de novos funcionários.


4. Respeite o fluxo do trabalho

A ordem dos itens do checklist deve respeitar a sequência em que o responsável realiza as verificações.  


5. Faça testes

Antes de implantar um novo checklist na sua empresa, é essencial que você aplique e teste ele na prática. Assim você poderá ajustar alguns pontos que farão toda a diferença no dia a dia de quem irá executar essa atividade.


Gostou das dicas? Tem alguma dica que você segue nos seus processos de checklist? Deixe seu comentário.

Ficou com alguma dúvida? Converse com um especialista

  • Dicas
  • Gestão de Pessoas
  • Recursos Humanos
nenhum comentário
29 abr