NOTÍCIAS

Home Notícias

Dúvidas frequentes sobre relógio de ponto

O relógio de ponto digital é um assunto que gera bastante dúvidas.

A necessidade e as principais vantagens de se ter um relógio de ponto são claras, porém os processos, as rotinas, os direitos e deveres ainda causam incerteza nas pessoas.

⬇ Pensando nisso, elaboramos um breve texto respondendo às perguntas mais comuns que vemos sobre relógio ponto:


Minha empresa é obrigada a utilizar um relógio de ponto digital?
A resposta para esta pergunta depende da realidade de cada empresa. A partir de 10 funcionários, de acordo com a legislação, a empresa é obrigada a ter um controle de ponto. Entre as opções podem ser um livro ponto, um relógio ponto cartográfico ou o relógio ponto eletrônico. A escolha do tipo depende da necessidade de cada negócio.


O que eu preciso ter para instalar um relógio de ponto?
A estrutura necessária para implantar um relógio ponto é simples. Se for o modelo cartográfico precisa apenas definir o local e ter uma tomada próxima a ele.

Com isso você já pode instalar um relógio ponto cartográfico e seus funcionários podem começar a fazer os registros.

Entretanto, para quem opta pelo relógio ponto eletrônico é importante ter bem definido quem irá gerenciar o ponto, e além da tomada, possuir um computador à disposição para a instalação do software de tratamento de ponto.


Coloquei um relógio de ponto, mas os funcionários não estão registrando o ponto. O que fazer? Posso tomar multa por isso?
É de fundamental importância que, ao adotar o sistema de ponto, os funcionários sejam orientados a registrar seus horários e seguir as regras estabelecidas pela empresa.

É importante fazê-los entender que o relógio ponto assegura tanto os direitos do empregador, quanto do empregado. A lei permite que um funcionário que não tenha registrado o ponto tenha o tempo faltante ou seu dia inteiro descontado.

Como sugestão, as empresas podem adotar pequenas regras como um fluxo para registros não efetuados para formalizar a solicitação até emitir advertências ao colaborador que não registrar seus horários.

nenhum comentário
03 fev