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Conheça métricas de RH


Garanta o desenvolvimento da sua empresa utilizando métricas de RH


Acompanhar os resultados da sua empresa é uma das tarefas mais importantes para que se possa validar as estratégias traçadas pela sua equipe. Para falarmos de recursos humanos, precisamos ter em mente que saber lidar com as pessoas é fundamental para que as metas organizacionais sejam alcançadas. Por isso, a importância de se estabelecer métricas de RH, na sua empresa localizada em Santos.


Para determinar as métricas de RH em Santos, é necessário que o setor tenha metas e objetivos: o que é preciso realizar, quais serão os passos para alcançar esse resultado e quais KPIs (key performance indicators) – ou em uma tradução livre para o português: indicadores de desempenho – que devem ser acompanhados e que evidenciarão se você obteve êxito ou não nessa tarefa.


Construindo métricas de RH

Na prática, elas são fundamentais para uma gestão eficaz, já que possibilitam observar o desempenho de diversos pilares de uma empresa, como a produtividade da equipe, do crescimento e diversos outros pontos.


Existem diversos indicadores utilizados por profissionais de RH, tanto para agilizar a tomada de decisões, quanto para facilitar o dia a dia. As variações dos indicadores ocorrem de acordo com o número de colaboradores, as unidades da empresa – em quais cidades ela está localizada? Possui sede na região da Baixada Santista? – complexidade das operações, entre outros fatores. Por isso, torna-se essencial identificar e definir quais são os Indicadores de Desempenho que deverão ser utilizados na sua empresa.


De forma geral, são quatro os níveis de métricas no RH:

Operacional;

Métricas avançadas;

Análises avançadas;

Análise preditiva.


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Conheça agora 5 índices de desempenho para o desenvolvimento da sua empresa em Santos:


1. Rotatividade ou turnover

Uma das principais metas de qualquer negócio deve ser ter o menor índice de rotatividade possível, uma vez que o turnover analisa a quantidade de funcionários que permanecem na empresa em um determinado período. Sendo assim, o local de trabalho deve ser favorável à retenção e ao crescimento de cada um dos colaboradores.

Contar com uma equipe que permaneça na empresa, fortaleça o ambiente de trabalho e alcance as metas definidas é importante não apenas para diminuir a rotatividade, mas para aumentar a produtividade.


2. Absenteísmo

Quando um funcionário falta no trabalho, há um impacto direto nos resultados e metas da empresa. Afinal, há todo um time contando com ele. No entanto, é preciso entender quais motivos têm levado os colaboradores a se absterem das suas funções.


3. Frequência

Além de avaliar o número de faltas dos funcionários, é preciso analisar sua pontualidade, que pode identificar o compromisso e engajamento de cada um dentro da equipe.


4. Desempenho

Como já dissemos, a soma dos esforços é o que determina o resultado final. Por meio desse indicador de RH, você cria um feedback geral de cada setor, avaliando quais são os funcionários que apresentam um melhor desempenho. Isso inclui assiduidade, cumprimento dos prazos, finalização dos projetos e impacto financeiro, por exemplo.

Por outro lado, você poderá avaliar quem são os colaboradores que precisam de menos atenção e os que ainda estão se desenvolvendo dentro da empresa, necessitando de mais investimentos e atenção.

A maior parte do trabalho, nesse caso, diz respeito ao levantamento de dados com o auxílio de avaliações de desempenho. Além de decidir quem apreciará o desempenho, o RH precisa aplicar questionários para converter informações qualitativas em quantitativas. 


5. Treinamento

Após a análise do desempenho de cada um dos membros, é recomendável que sejam feitos treinamentos para manter os talentos na empresa. Você pode aplicar práticas de retenção que envolvam o estímulo do desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Neste primeiro momento, procure não focar em critérios financeiros.

A aplicação de treinamentos para estes indivíduos fortalece o seu desempenho, eleva a qualidade e permite que eles possam disseminar o conhecimento entre outros membros da equipe.


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09 mar