NOTÍCIAS

Home Notícias

Como controlar a jornada de trabalho no home office?

A maneira mais eficiente de controlar a jornada de trabalho dos colaboradores no home office é através de um sistema de gestão de ponto, do qual permite otimizar a gestão de pessoas da empresa e a integração com o relógio de ponto biométrico. 


Esse software também a possui a versão para controle de ponto pelo celular, o que torna ele móvel, assim como os escritórios virtuais ou os profissionais que atuam em home office. 


Antes de falarmos sobre o sistema de gestão de ponto online, iremos compartilhar um pouco de lei trabalhista, para você compreender melhor como funciona a jornada no home office.


 O que diz a lei sobre a jornada de trabalho no home office?

A reforma trabalhista sancionada em 2017 trouxe alguns requisitos para esse regime. Entre os principais dispostos na lei Nº 13.467, estão duas coisas cruciais para esse texto. 


A primeira delas é que o regime do teletrabalho ― como o home office aparece na legislação ― não atende as regras de jornadas expressas na CLT, como por exemplo, o trabalho de 8 horas diárias com intervalos para almoço. A segunda é que quando uma empresa decide atuar com funcionários em home office, o contrato de trabalho dele será por atividades.  Por isso, essas duas mudanças na legislação estão relacionadas. Como os funcionários em regime de home office não atendem às mesmas regras de jornada de quem trabalha em escritórios convencionais nesse modelo as empresas podem fazer um contrato de atividades. 


Qual é a relação entre controle de jornada e o home office? 

Por mais que a legislação não exija o controle de jornada para colaboradores home office, imagina como uma empresa pode gerenciar os horários com cada colaborador estando em um local diferente?


Além do controle de jornada no home office otimizar a gestão de pessoas da empresa, ele também traz benefícios para os colaboradores. 


Caso você ainda permaneça com dúvidas, confira abaixo algumas perguntas que podem estar rondando sua cabeça:


É possível controlar a jornada do funcionário que faz home office?

Sim, é possível controlar a jornada mesmo em home office.


Sabe o sistema de gestão de ponto online que eu te falei mais acima? Então, com ele é possível controlar a jornada dos funcionários mesmo a distância. 


Com o software de ponto, você só vai precisar de um smartphone, um tablet ou um computador. 


O colaborador só pode bater o ponto quando estiver em casa?


Não. O ponto móvel é uma excelente opção, pois o colaborador pode realizar a marcação do ponto de onde estiver, seja em sua casa ou em um espaço de coworking. Além do mais, um dos principais recursos que o nosso sistema de gestão de ponto online oferece é a geolocalização, presente no momento do registro de ponto por foto, onde é marcado o local em que o colaborador se encontra.


A tecnologia pode ser a principal aliada da sua empresa neste momento, e você não pode ficar de fora dessas mudanças, pois assim como dito, um controle de ponto além de organização, permite com que a empresa tenha bons indicadores sobre a jornada de seus funcionários.


  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Ponto
  • Gestão de RH
  • Software de Ponto
nenhum comentário
26 mar